Thanksgiving thankful gratidao

SOMOS GRATOS? Por Vilma

 

thanksgiving gratidao thankful acao de gracas

Nesta época do dia de Ação de Graças (que é o Thanksgiving para os americanos), uma das coisas mais importantes para se refletir é sobre a gratidão. Este sentimento que tantas vezes esquecemos no dia a dia corrido de todos.

Gratidão pelo dia ter amanhecido bonito, por termos trabalho, família, filhos, amigos, etc. Em inglês tem uma frase que diz: “Take it for granted” que, neste caso, significa que assumimos ou presumimos que estas coisas nos são dadas por direito; e assim nós esquecemos de ser gratos pelas pequenas coisas que acontecem no dia a dia, como o fato de alguém segurar a porta para nós ou sorrir e dizer ”– Bom Dia! ”. São os pequenos gestos que às vezes dizemos ou pensamos: “– Não faz mais do que a obrigação! ”, mas no fundo sabemos que são feitos com carinho e atenção, e não por obrigação!

Este é um momento de reflexão e de dar um tempo para pensar no que temos que agradecer este ano. Para nós duas 2016 foi um ano muito desafiador, tanto no plano pessoal como no profissional, e quando surgiu a ideia do blog as coisas foram se tornando mais complicadas, devido ao grande volume de trabalho adicionado as nossas vidas, que já estavam com as agendas cheias.

Porém, também temos muitas coisas para agradecer: como o lançamento de um sonho antigo de trabalhar juntas, no blog; nossas famílias estarem bem – dentro do possível para cada um; nossos amigos; aos parceiros que estão nos ajudando nesta jornada – porque sem eles não teríamos conseguido. Temos que agradecer mais uma vez pela nossa antiga, forte e frutífera amizade – nos ajudando e nos dando motivação, principalmente quando estávamos cansadas e pensávamos que não conseguiríamos dar conta de tudo.

Mesmo que todos os dias não tenham sido felizes e ensolarados, somos muitíssimas gratas pelas vitórias e aprendizados que por vezes não foram fáceis de compreender.

Existe aqui outra tradição nesta época festiva de Ação de Graças a qual eu (Vilma) e minha família nos aculturamos durante os 17 anos em que estamos vivendo neste país –  e que é ensinada nas escolas desde cedo:  os alunos escrevem uma carta relatando pelo que eles são gratos no ano que se passou.

E aqui transcrevo uma carta que meu filho escreveu na escola em 2007, quando ele tinha 10 anos. Transcrevo primeiro em Inglês, depois irei traduzi-la:

 

 11/21/07

 Dear Mom and Dad,

What is Thanksgiving? Well Thanksgiving is a time of giving thanks to everything good that happened in the past year. The leaves change colors, it’s getting close to Christmas, and it’s a happy time of year. There is the soccer tournament for my MYSL and there are games on TV.

Dad, thanks for everything you did for me, like helping me on things like homework. I am also thankful that you taught me some algebra.

Mom, thank you for being there to support me on playing the guitar. Also, thanks for cheering me on in soccer.

Thanks for being such great parents and always helping me when I needed it. You are the best parents I could ask for. Thanks for everything.

                                                      Love,

                                                           Your son

 

21/11/07

Queridos mamãe e papai,

O que é o dia Ação de Graças? Bem, o Dia de Ação de Graças é uma época de sermos gratos por tudo de bom que nos aconteceu no ano que se passou. As folhas mudam de cor, está chegando perto do Natal, e é uma época alegre do ano. Tem o torneio de futebol da minha liga MYSL e tem jogos na TV.

Papai, muito obrigado por tudo que você fez por mim, como ajudar-me na tarefa da Escola. Eu também sou grato por você ter me ensinado algumas coisas de álgebra.

Mamãe, muito obrigado por apoiar-me com minhas aulas de violão. Também, obrigado por torcer por mim nos jogos de futebol.

Muito obrigado por serem pais tão maravilhosos e sempre me ajudar quando eu precisei. Vocês são os melhores pais que eu poderia ter desejado. Muito obrigado por tudo.

                                                            Com amor,

                                                                         Seu filho

 

As fotos são desta carta, de 21 de novembro de 2007.

A maneira linda que ela vem embrulhada, como se fosse uma carta antiga, é um charme, né?

Thanksgiving gratidao thankful

 

Um comentário em “SOMOS GRATOS? Por Vilma

Deixe um comentário

Preenchimento obrigatório *