fazendo mala viagem

FAZENDO A MALA por Lilian

Comecei esse artigo juntando minhas “manias” quando arrumo as malas. Mandei para a Vilma completar com o que ela tinha a acrescentar. Depois fui procurar na internet o que tinha de interessante. Encontrei 2 sites que trazem dicas parecidas com as nossas – e outras melhores ainda – e criei uma levando em conta as 4 fontes de pesquisa.

  1. Fazer uma lista.

Pode parecer bobagem, mas ajuda muito para planejar a viagem, tanto a de férias, como a de trabalho, evitando stress, porque faz a distinção entre o que queremos e o que precisamos.

  1. Não se esqueça do kit de primeiros-socorros.

Não precisa exagerar, mas os seus remédios usuais e aqueles especiais e difíceis de conseguir devem ir junto com suas coisas, para não perder tempo indo atrás, caso precise.

  1. Limite os líquidos.

Todos sabem, mas não custa lembrar que os líquidos em bagagem de mão não podem ultrapassar 100ml. Além disso, devem estar dentro de saquinhos com aquele sistema tipo ziploc, que parece um zíper de plástico.

  1. Use etiquetas de identificação.

Por mais que as companhias aéreas estejam cada vez melhores na identificação e localização das bagagens, não custa reforçar a segurança! Existem etiquetas que são bonitas, interessantes e até fashion. Mas se quiser, pode fazer uma de papel (nesse caso, nossa dica é plastificar) e prender com aquele fecho de correio/eletricista. Tudo vale para reforçar a segurança. Pode também usar aquele envelopamento de aeroporto, junto vem um rastreamento, que pode ser acionado em caso de perda.

  1. Cumpra com as restrições de peso da bagagem.19-things-not-to-forget-when-packing-for-your-holi-02

Encher demasiado a mala nunca é boa ideia. ©: Highways Agency

Fonte image: http://news.momondo.com/wp-content/uploads/2014/06/19-things-not-to-forget-when-packing-for-your-holi-02.jpg

Se a companhia aérea diz que são “23kg”, são 23kg! Pese as suas malas antes de chegar ao aeroporto. Existem balanças adequadas para este fim, caso viaje seguido. Caso não tenha essa balança, vá antes e pese a mala para poder resolver o excesso de peso com tempo.

  1. Guarde espaço para as compras.

Fazer compras faz parte das viagens, tanto as novidades dos passeios como as do Duty Free, mais as habituais lembranças, é inevitável voltar para casa com mais do que levou – por isso deixe lugar para as compras!

  1. Dispense alguns sapatos.

O maior e mais frustrante artigo na bagagem. A quantidade de pares de sapatos que você deve levar depende da extensão da sua viagem, mas nós sugerimos que 3 pares são uma quantidade razoável para uma viagem de 1-2 semanas. A versatilidade é mais importante que o volume. Seja realista com as suas escolhas para não acabar não  escalando montanhas de salto alto. Para poupar ainda mais espaço, use o par maior e/ou mais pesado na viagem e encha o restante de meias ou outras coisas pequenas. Enfim, escolha sempre calçados confortáveis e não se esqueça de embalá-los em um saco ou sacola para proteger as roupas. A Lilian usa um saquinho transparente em cada pé antes dos saquinhos próprios, que vem com os calçados, para que –  na volta – eles não sujem o saco próprio. A Vilma usa um saco e põe uma sola contra a outra, dentro de um saco só.

  1. Enrole os produtos para não vazar na mala.

Uma dica de ouro: enrole os frascos que podem vazar com filme de PVC. Capriche na tampa e coloque bem menos no corpo. Se vazar fica dentro do PVC, já testei!!!

  1. Separe os itens da frasqueira em pequenos saquinhos.

Ao separar os itens da frasqueira em pequenos saquinhos (ou nécessaire, se achar melhor) você consegue distribuir melhor na mala, ganhando espaço e também fica mais organizado. O ideal é ter no mínimo três: um para remédios, um para objetos de higiene e um para maquiagem.

  1. Dobrar ou enrolar?

Há defensores das duas teorias!

A Lilian prefere dobrar, seguindo as regras bem explicadas neste site, no item 8:

https://www.buzzfeed.com/irangiusti/16-dicas-para-arrumar-suas-malas-como-um-profissional?utm_term=.tym1x22LM#.knBmBrrEb

A Vilma prefere enrolar, porque acha que amarrota menos e usa menos espaço.

  1. Leve pelo menos um cabide descartável para desamassar roupas.

Caso uma peça esteja super amassada e não dê para passar, você pode pendurar a peça no banheiro enquanto toma banho para que o vapor faça o trabalho.

  1. Invista em uma bagagem de mão.

Sempre vale a pena ter uma bagagem de mão. Se a viagem for mais longe – ou com escalas – opte por uma de rodinhas.

Aliás, viu nossa dica de uma sugestão de mala de mão e bolsa (comum ou para notebook) conjugadas, na seção Testado e Aprovado?

  1. Coloque todos os pertences de valor na bagagem de mão.

Jogue pelo seguro e guarde todos os seus pertences caros na bagagem de mão.

  1. Não esqueça dos adaptadores.

Se você vai para o exterior, vai precisar deles. Se tiver alguns aparelhos com os plugs antigos, não conte com a sorte, pois é mais provável que o hotel tenha tomadas novas. Poupe nos preços de aeroportos e compre-os com antecedência.

  1. Monte um estojo de cabos, carregadores e objetos eletrônicos.

16. Ou você pode investir em um kit de eletrônicos apenas para viagens, que ficará sempre com suas coisas de viagem e assim nunca irá esquecer algum.

  1. Seja delicado com as peças delicadas.

Na hora de montar a mala, coloque na parte de baixo o que pode amassar como jeans e moletom. Já por último, camisas e peças mais delicadas.

  1. Sistematize a sua roupa.

Agrupe a sua roupa: camisas com camisas, calças com calças – vai ser mais fácil encontrar o que precisa quando estiver procurando o que usar.

  1. Leve uma muda de roupa na bagagem de mão.

Caso haja atrasos não programados (às vezes até pernoites sem as malas!) ou no infeliz  caso de chegar ao seu destino e as suas malas não. E não se esqueça de levar – sempre – um casaco!

  1. Não tente adivinhar como vai estar o tempo – consulte a meteorologia!

As previsões meteorológicas podem ser o melhor amigo das suas viagens. Faça chuva ou faça sol, os meteorologistas são a melhor fonte para saber o que esperar do tempo no seu destino. Verifique no dia anterior e faça as malas de acordo com essa informação. Claro que sempre pode haver uma variação, mas poucas peças resolverão o problema. Também reserve espaço para um impermeável (tomara que não chegue a sair da mala!).

  1. Cuidado com tesouras e alicates!

Se você pensa em levar lima, tesoura, alicate de unhas ou qualquer outro instrumento afiado de embelezamento, não se esqueça de levá-los em uma nécessaire ou plástico fechado e dentro da mala que vai embaixo, no avião.

  1. Não esqueça os documentos!!!

Confere uma, duas, três vezes, o dinheiro de que precisará, o passaporte válido, os documentos de identidade e a passagem ou voucher. Ah, e uma escova de dentes (com pasta!) na bagagem de mão! Caso ache interessante, há embalagens com esses apetrechos de higiene bem diversificados para vender nos Duty-Free.

Adaptado de:

http://www.momondo.pt/inspiracao/21-conselhos-para-arrumar-as-malas-de-viagem/#UgK7jDh5LVt0AQMt.97

https://www.buzzfeed.com/irangiusti/16-dicas-para-arrumar-suas-malas-como-um-profissional?utm_term=.tym1x22LM#.knBmBrrEb

2 comentários em “FAZENDO A MALA por Lilian

Deixe um comentário

Preenchimento obrigatório *