Família

A FAMÍLIA REUNIDA por Lilian

img_1370

Quando fizemos o planejamento do tema e assuntos desta semana, fiquei empolgada para pesquisar e desenvolver esse assunto/tema/conteúdo tão complexo! Sim, porque cada família faz isso do seu jeito, e cada membro presente ou ausente altera significativamente esse contexto e o desenrolar dos acontecimentos.

Acredito que alguém já deve ter se arriscado num artigo científico/monografia/tese, ou coisa que o valha, pois é riquíssimo de oportunidades de estudos!

Bom, vamos ao que encontrei. O que mais aparece – com certeza – são os anúncios de empresas de planejamento de eventos, empresas que comercializam mercadorias a serem utilizadas nesse tipo de evento e imagens/cartões para serem enviados nessas ocasiões.

Depois de MUITA procura encontro um site oferecendo dicas para se comportar em família! E como eles vão saber como é a minha família? Se cada uma é do seu jeitinho? Há também os que oferecem sugestões de brincadeiras e uns que sugerem que se use a reunião de família como método corretivo. Fala sério!!! E depois, como vai ser quando se quiser fazer um verdadeiro encontro com a família? Porém, encontrei reunião familiar com intuito de evolução espiritual, como explica o site Familia: (https://familia.com.br/1032/noite-familiar-uma-ferramenta-para-uniao-e-protecao-dos-filhos):

Um tempo é necessário para tratar de assuntos referentes a casa e a família, esse tempo é para tratar de vários assuntos que dizem respeito à vida das pessoas que vivem no mesmo lar. Podemos chamar esse tempo, que pode ser semanal ou assim que se fizer necessário, de Reunião da Família, ou Reunião Familiar. Quando “toda semana” a reunião familiar é realizada, os problemas da família são amenizados e às vezes erradicados totalmente, proporcionando muita diferença no grau de solidariedade entre todos. Pode-se falar dos problemas da família, atribuir tarefas dentro do lar, organizar o orçamento da casa, planejar atividades familiares e coisas do tipo. Não hesito em dizer que se todas as famílias do mundo fizessem isso, veríamos muita diferença no grau de solidariedade das famílias e pessoas por todo o globo.

Lendo sobre isso lembrei-me de um livro – da ótima Lya Luft –  com esse título: ”Reunião de Família”, que trata de um encontro em família onde acontece de tudo um pouco. Esse livro faz parte de sua trilogia da família.

Voltando as pesquisas, vamos aos sites sérios, científicos, encontrei algo interessante, que dá o que pensar, pelo jeito até para os advogados. Para Tércio de Sousa Mota, Rafaele Ferreira Rocha, Gabriela Brasileiro Campos Mota, no site Âmbito Jurídico:

Diante das mudanças e repercussões que tem envolvido o Direito de Família, hoje se faz complexo e dificultoso definir um conceito de família, tornando-se preciso uma divisão dos variados de tipo de família, como aquelas entidades familiares trazidas na nossa Carta Magna, como aquelas que são provindas das mudanças em nossa sociedade, se fazendo necessário o reconhecimento desses tipos de família moderna e alternativa, ou até mesmo aquelas tratadas em outras legislações como a família substituta, ou a família extensa e ampliada. http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8845

Nos sites como SciELO e Science não encontramos nada que se refira ao nosso propósito.

E onde será que estão aqueles trabalhos, pesquisas e reportagens sobre a agradável (apesar que, as vezes, é confusa e bagunçada) e inevitável reunião de família, tão comum em aniversários, natais, casamentos e – inclusive – falecimentos? Que também parece tão irritante na hora que se está vivendo, mas na lembrança tão mais feliz e memorável? Sabemos o quanto pode ser difícil estar em família, mas se não estivermos que memórias construiremos? E o que lembraremos? E do que riremos quando – inevitavelmente – nos encontrarmos no futuro, reunidos em família?

Então, se souberem de algum artigo interessante sobre Reunião de Família, por favor, nos enviem, porque gostaríamos de continuar a discutir este assunto tão vivido, tão complexo, mas tão pouco escrito!

Planejamos esse encontro para que nossas famílias pudessem confraternizar e nós pudéssemos trabalhar em nossos projetos.

Deixe um comentário

Preenchimento obrigatório *