colaborar tarefas

TODOS COLABORAM NOS FINAIS DE SEMANA? Por Lilian

Esse assunto – com certeza – é falado em todas as famílias, desde as que não têm empregado(s) até as que têm!

Respeitando a individualidade e as características de cada família e residência(s), parece ser cada vez mais difícil encontrar ajuda remunerada nos finais de semana e/ou feriados. Isso está trazendo a discussão às famílias sobre as atividades domésticas nestas ocasiões.

Chega o final de semana e seria ideal que houvesse uma divisão clara de quem tem que fazer o que na casa. Tudo se tornaria mais tranquilo, claro, desde que cada um  fizesse sua parte sem problemas.

No entanto, podemos contar com um grupo de famílias onde a necessidade de divisão de tarefas existe, mas não estão claros os papéis e as responsabilidades, o que torna a cobrança muito mais difícil e, provavelmente, infrutífera!

Para ilustrar como esta necessidade e preocupação são comuns, o Google (para nossa surpresa!) trás inúmeras imagens com painéis e cartazes de sugestões de divisão de tarefas, para este objetivo e outros que envolvem a família!

Também como sugestão, trazemos dicas de sites especializados nestes assuntos:

  • Desmembrar cada tarefa maior em várias menores ajuda muito, além de estimular o trabalho em equipe.
  • Reúna todos da família na hora da divisão de tarefas, assim, todos poderão opinar sobre quem fará determinada tarefa e não haverá desculpas posteriores.
  • Tente organizar as tarefas das crianças em horários que não comprometam o tempo de estudo e lazer de cada um.
  • O horário estipulado para a tarefa da casa pode ser antes de uma atividade de lazer, por exemplo.
  • Assim, eles farão logo para poderem ir brincar ou praticar o esporte favorito, ao invés de ficarem com preguiça de começar.
  • É importante fazer com que o trabalho de limpeza doméstica não se torne uma atividade de punição ou castigo, devemos incentivar a participação de todos com um discurso positivo, de cuidado com o próprio lar, de aprender desde cedo a administrar o dia com as atividades de estudo ou profissionais e a casa.

(dicas do site: http://www.fazfacil.com.br/manutencao/familia-tarefas-caseiras/)

colaborar tarefas

 

Fonte: Pinterest (f902db3d74e79197ae12355e06cc4ef)

Já o site Baby Center (http://brasil.babycenter.com/a25011853/como-dividir-as-tarefas-dom%25C3%25A9sticas#ixzz4POGEs6hM), trás a discussão um aspecto muito interessante:

Será que é possível dividir igualmente, de modo justo, as responsabilidades da casa e da família entre os dois parceiros? A resposta é que vocês podem chegar bem perto disso se estiverem dispostos a conversar bastante sobre o que precisa ser feito em casa. Pensem nas características de cada um.

E sugere alguns aspectos a serem pensados e discutidos antes de iniciar a divisão das tarefas domésticas, que resumimos e colocamos um pouco da nossa experiência e opinião (é claro!):

  1. Trabalho em equipe: “O equilíbrio nem sempre é uma divisão do tipo metade-metade”.
  2. Liste o que precisa ser feito: inclua tarefas rotineiras e esporádicas.
  3. Não fique esperando a boa vontade de ninguém, fale!
  4. Leve em conta as preferências de cada um: como diria o ditado popular: todo mundo faz melhor o que melhor faz!
  5. Os dois tem que ter tempo para passar com os filhos.
  6. Respeitar os estilos de fazer de cada um.
  7. Tire proveito da tecnologia! Os aparelhos fazem muita coisa hoje em dia! Procure, se informe, peça ajuda aos filhos para fazer esta pesquisa.
  8. Aproveitem o tempo economizado para confraternizar (que tal uma festa de guloseimas/pizza/outra delícia na sala?), jogar (videogame também, afinal, a proposta é curtir juntos!), brincar, ver filmes…

Então, parece claro o que precisamos fazer em relação à ajuda dos membros da família nestas ocasiões. Não se esquecendo de levar em conta as idades destes membros para fazer a divisão de tarefas de forma justa e correta.

Aproveitem o final de semana!

Deixe um comentário

Preenchimento obrigatório *