Close
vida saudavel resistir tentacoes final de ano

SOBREVIVENDO ÀS TENTAÇÕES DAS FESTAS E FÉRIAS por Lilian

vida saudavel resistir tentacoes final de ano

Com as confraternizações de final de ano com amigos e colegas, as festas e as férias chegando não há quem não queira manter ou melhorar a forma para ficar “bem na foto” e, de quebra, se manter saudável!

Especialistas neste assunto sugerem ideias e dicas ótimas! Para que a gente não coloque todo o esforço do ano a perder.

vida saudavel resistir tentacoes final de ano festas

O site A Nutricionista sugere ações para antes, durante e depois das festividades, além de como fazer seu prato nestas ocasiões. Tomamos a liberdade de resumir e organizar para você (anutricionista.com):

Uma ceia saudável, equilibrada é gostosa é possível sim. Sem que tenha que por tudo a perder. Eu costumo dividir um evento em fases conforme segue: 

resistir tentacoes festas final de ano

ANTES:

  • Manter a regularidadedo seu plano alimentar.
  • Não pule refeições para compensar, isso não funciona.
  • Nunca vá com fome a uma festividade, faça um pequeno lanche antes, assim se houver atrasos não terá uma compulsão na hora de se servir.
  • Procure hidratar-se 
  • Lembre-se: comprometa-se com suas atitudes. Você está no comando!
  • O lanche pode ser igual ao da tarde que faz já parte do seu plano alimentar
  • Outra dica de lanche legal é juntar 2 colheres de sopa de aveia a 1 copo de água com 1  fruta (banana ou mamão ou outra de sua  preferência) e  liquidificar. Além de auxiliar no emagrecimento, promove  saciedade e  controla os índices de açúcar no sangue e os teores de gorduras no organismo.

resistir tentacoes festas final de ano

DURANTE:

  • Em primeiro lugar faça reconhecimento do local e veja o que irão servir. Assim terá oportunidade de  fazer escolhas boas e saudáveis.
  • Se for necessário informe às pessoas que está passando por um processo de Reeducação Alimentar. Nunca use a palavra dieta! Isso deixa qualquer anfitrião preocupado e/ou chateado.
  • Evite os petiscos, se for jantar lembre-se que já fez o lanche antes de ir!

DIVIDA SEU PRATO EM 3 PARTES:

Na metade direita (50% do prato) coloque saladas à base de muitas folhas verdes e  frutas. Como no Natal o clima é quente, então aproveite para fazer um prato bem colorido. Mas cuidado, evite molhos gordurosos, prefira os de iogurte ou, melhor ainda, use molhos à base de azeite de oliva, limão, vinagre,  cebola, orégano, pimenta ou  ainda um vinagrete.

resistir tentacoes festas final de ano vida saudavel

A outra metade deve ser dividida novamente em 2 partes. Numa (25%) coloque 1 porção de proteína (carne) que pode ser 1 fatia do tamanho da palma da sua mão, sem os dedos. Carnes como peru, tender, chesters e lombo  são carnes magras, então coma sua porção sem culpa. É muito raro oferecerem peixe nas ceias, mas se for o caso, sua porção pode ser do tamanho da sua mão inteira. Tudo isso assado, é claro! Outro detalhe: Mesmo em churrascos, sempre se pode optar pelas carnes mais magras.

 Na outra metade (25%) reserve para uma porção de carboidrato (que deverá ser do tamanho do punho da sua mão fechada), que pode ser arroz a grega, batatas ou farofa.

Outra dica importante é ter cautela com as frutas oleaginosas, que embora sejam gorduras saudáveis, também são calóricas. Se optar por comê-las, use o espaço reservado para o carboidrato, um punhado é suficiente.

Com todos estes cuidados, pode servir-se e saborear uma porção de sobremesa, mas  dê preferência para as feitas com frutas. É muito comum as preparações serem feitas com  cremes gordurosos e chocolates.

vida saudavel resistir tentacoes final de ano

Alguns SEGREDINHOS e TRUQUES:

  • Mantenha seu copo cheio de água ou uma bebida menos calórica.
  • Tire o foco da comida, circule mais! Converse, relaxe e  divirta-se!
  • Use um prato menor para servir-se.
  • Sempre coma primeiro saladas e frutas.
  • Coma devagar, além de ser mais saudável, com o prato cheio não ficarão te oferecendo mais nada.
  • Não esqueça que as bebidas alcoólicas são muito calóricas. Jamais beba de estômago vazio e para cada copo de bebida alcoólica beba 1 copo de água para ir  hidratando e desintoxicando.
  • Coma devagar. Comece pelas saladas e frutas e saboreie o lindo prato que você montou para cuidar da sua saúde.

DEPOIS

Se com todas estas dicas você ainda EXAGEROU na comilança e/ou deu aquela RESSACA? Seu aparelho digestivo, com certeza, não vai gostar nenhum pouco deste trabalho extra. O estômago precisa fabricar mais suco gástrico, o fígado mais bile, enquanto o intestino, além de precisar produzir mais suco entérico, ainda ficará com o trânsito mais lento.

Então comece já a DESINTOXICAÇÃO:

  • Hidratação a mil: água pura, chás (camomila, boldo, cidreira, erva doce, etc.).
  • Coma frutas com casca e bagaço.
  • Abuse de sucos de frutas (água de coco, limão, abacaxi, maçã, etc.).
  • Saladas de folhas diversas são ótimas opções.
  • Evite o café, pois prejudica a desintoxicação;
  • Nos próximos dias os doces, as comidas gordurosas e o excesso de sal estarão fora de cogitação!
  • Restringir leite e derivados, além de produtos a base de farinha de trigo refinada também é uma boa ideia.
  • FIBRAS – Contribua no seu processo de desintoxicação usando fibras solúveis como: semente de linhaça, farelo de aveia, arroz integral ou pão integral.

SUCO DESINTOXICANTE:

  • Bata no liquidificador 2 folhas de couve-manteiga, 1 fatia de abacaxi, 1 colher de sopa de mel, 2 colheres de talo de agrião, suco de 1 limão, 1 colher de sobremesa de capim-cidreira e água mineral gelada a gosto.resistir tentacoes festas final de ano vida saudavel

Já no site da Medical, de Pernambuco (Maravilhosa Recife!) explora e explica as dicas nutricionais e há ótimas novas dicas (medical-pe.com.br):

A palavra de ordem para as festas de fim de ano é moderação, evitar comer e beber em excesso e ficar atento à escolha correta dos alimentos que irão compor o prato. De acordo com a nutricionista Carina Amorim de Sá, o mais importante é antes de tudo tirar o foco da comilança e aproveitar ao máximo o momento de reunião com familiares e amigos. “Evite aquela sensação de mal estar e arrependimento que normalmente batem depois dos exageros cometidos”.

Siga as dicas abaixo e boas festas.

1- Não pule refeições esperando a hora da ceia, isso nunca dá certo, pois leva a maior compulsão e acabamos extrapolando nas quantidades. Faça as refeições que antecedem esse horário.

2- Comece o dia com um bom café da manhã, consuma muita fibra como, por exemplo, farelo de aveia e farinha de linhaça, proteínas (omeletes, queijos magros e iogurtes desnatados) e se quiser um belo suco verde é uma boa fonte fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

3- Na hora da festa evite os petiscos mais calóricos como queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar), salames, azeitonas e salgadinhos em geral. Opte por castanhas, frutas secas e torradas e, além disso, tomate cereja, cenoura baby e enroladinho de folhas.

4- Faça um belo prato de salada antes do prato principal e mastigue bem, esse processo gera mais saciedade e ajuda a evitar os exageros.

5- Evite as bebidas fermentadas, como cerveja/chope e aquelas feitas com leite condensado. São aproximadamente 150kcal por copo. Não se esqueça de sempre beber água durante a festa.

6- Faça um lanche antes de sair de casa com sopas, caldos, salada ou sanduíches leves. Evitando chegar com muita fome na festa e não resistir às tentações.

7- Cuidado com as sobras, normalmente nesse caso a comilança se estende por um ou dois dias após a festa. Siga a mesma regra para os dias seguintes, nada de exageros.

8- As sobremesas a base de frutas são boas opções, pois são menos calóricas que as tradicionais sobremesas, ricas em açúcares e gorduras.

9- Como petisco escolha um belo mix de oleaginosas como castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, avelãs, nozes, amendoim, passas, damascos e tâmaras. São saudáveis e vão auxiliar na redução do apetite.

10- Coma um pouco de tudo o que sentir vontade, mas lembre-se, o segundo pedaço tem o mesmo gosto que o primeiro. Porém, o segundo pedaço, além de calorias extras, vem seguido de culpa e frustração. Por isso nada de exagerar.

vida saudavel resistir tentacoes festas de final de ano dieta

Dr. Fabiano Sandrini, médico e endocrinologista, confirma a maioria das sugestões que foram descritas até agora e acrescenta (blog.labfa.com.br):

Um ato simples pode fazer diferença: “Fazer uma pequena caminhada após o jantar acaba sendo uma alternativa que só trará resultados positivos”. 

vida saudavel resistir tentacoes festas de final de ano

Até o Globo Esporte, através do site Eu Atleta tem suas dicas para compartilhar. Das quais destacamos (globoesporte.globo.com):

Além de aumentarmos a nossa ingestão calórica com a oferta de preparações elaboradas e bebida alcoólica nas festividades, costumamos reduzir a prática esportiva para estar presente nos eventos e para a compra dos presentes de Natal.

Mas como podemos manter o equilíbrio entre não abandonar os nossos projetos (estilo de vida saudável, boa forma, performance esportiva, etc…) e participar dos eventos de final de ano?

*Encontre um horário para realizar exercício físico. Não deixe de treinar. Ajuda a diminuir o estresse do dia. Precisamos fazer o contrário, aumentar o nosso gasto calórico, já que iremos comer e beber mais do que o habitual. Se for possível, aumente mais um dia de atividade física. Para aqueles que possuem acompanhamento individualizado converse com o seu treinador para adequar os treinos. Aproveite os dias mais claros e mais longos para fazer exercício.

*Entre as festas de confraternizações mantenha o seu planejamento alimentar.

*Tente comer devagar, mastigando e degustando bem os alimentos. Existe uma comunicação entre o estômago e o cérebro que leva em torno de 15 a 20 minutos para sentirmos saciado. Lembrando que o prazer está na boca, quanto maior o tempo de contato do alimento na boca e na língua\papilas gustativas, maior é a sensação de prazer!

*Não “tire férias” do seu treinador e do seu nutricionista, serão grandes aliados para minimizar os estragos das datas festivas.

*A semana entre Natal e Réveillon, possui três encontros bem especiais, a ceia do dia 24, almoço de Natal e ceia/Festa de Réveillon. Nestes eventos a comida possui simbolismo e tradições familiares, são preparações especiais feitas carinhosamente, portanto, nestes dias é que devemos aproveitar e comer o que realmente gostamos, mas sempre com moderação e sem culpa.

resistir tentacoes festas de final de ano vida saudavel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *