homens maduros carreira Oscar Niemeyer

Homens que fizeram sucesso após os 50! por Lilian

Mudar de carreira ou fazer sucesso nos negócios são atitudes normalmente associadas à juventude – ainda mais nos tempos atuais! Porém, alguns exemplos profissionais provam que o sucesso não tem idade. Além disso, nomes de sucesso expressivo provam que com a idade muitas características assertivas auxiliam as tomadas de decisão que levam ao ótimo trabalho e ao reconhecimento.

Em uma reportagem sobre o assunto, da UOL: “Nunca é tarde: veja profissionais que viraram referência depois dos 40”, há vários casos como Jorge Paulo Lemann, hoje o homem mais rico do Brasil, que tomou a decisão que mudou sua vida e a de sua empresa aos 69 anos!

Jorge Paulo Lemann carreira homens maduros

Também comentam sobre Momofuku Ando, que aos 48 anos e em uma época muito difícil, em 1958, inventou o alimento empacotado mais conhecido do mundo: o macarrão instantâneo. “Ele fundou a Nissin dez anos antes, e passou esse tempo todo aperfeiçoando o método de fritura do famoso “miojo“. Seu produto já foi consumido até em estações espaciais!

momofuko ando homens maduros carreira
“As pessoas só se contentam quando a comida é suficiente”!

Ainda há um caso famoso de decisão empresarial do brasileiro Roberto Marinho, que “já era um grande empresário de mídia e dono do jornal ‘O Globo’, mas foi apenas aos 61 anos de idade que ele tomou sua decisão empresarial mais ousada: fundar a TV Globo, que até hoje é a maior emissora do país”.

homens maduros carreira roberto marinho

Em alguns casos pessoas se tornam bem sucedidas após anos de dedicação a uma mesma atividade; em outros, o reconhecimento surge no momento em que alguém decidiu correr atrás dos próprios sonhos, como o do criador da famosa rede de cafés STARBUCKS, Gordon Bowker, aos 51, ou Charles Flint, que lançou a IBM quando tinha 61!

No artigo da Catraca Livre intitulado “Pessoas com mais de 50 anos que fundaram empresas de sucesso”, há um gráfico interessante, demonstrando as idades dos criadores de grandes empresas e de produtos de sucesso, como Coca-Cola, WhatsApp, Intel, Wikipédia, Pandora, etc. Além disso, o gráfico faz uma analogia a “crise de meia-idade” dos homens, provando que isso não os impediu! Veja alguns desses exemplos e inspire-se!

homens maduros carreira

E nosso querido Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907 – Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2012) foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna.

Oscar Niemeyer homens maduros carreira

Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, que se tornou capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o que lhe trouxe convites para ensinar na Universidade Yale e na Escola de Design da Universidade Harvard.

Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época, tal como na arquitetura do final do século XX e início do século XXI. Elogiado e criticado por ser um “escultor de monumentos”.

Ao longo dos anos 1940 e 1950, Niemeyer se tornou um dos arquitetos mais prolíficos do Brasil, projetando uma série de edifícios, tanto no país como no exterior. Porém, devido à sua ideologia de esquerda e sua militância no Partido Comunista Brasileiro (PCB), Niemeyer deixou o país após o golpe militar de 1964 e, posteriormente, abriu um escritório em Paris.

No entanto, quando retornou ao Brasil em 1985, com 78 anos, foi premiado com o prêmio internacional Pritzker de arquitetura, em 1988 e não parou de produzir!  Entre seus projetos já mais velho se destacam o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (1996), o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (2002), a Cidade Administrativa de Minas Gerais (2010) e o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, na Espanha (2011). Niemeyer continuou a trabalhar até dias antes de sua morte, em 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos. (Adaptado de Wikipédia e Google)

Para estas e tantas outras pessoas que o sucesso não significa acumular fortuna, mas simplesmente encontrar a profissão de seus sonhos aos 40, 50, 60, quando resolvem mudar sua carreira por algo que lhes dê prazer e tranquilidade, equilibrando o lado financeiro com a qualidade de vida, numa busca por realização pessoal e profissional, veja esse exemplo no artigo  “Liberdade não tem preço”:  (http://exame.abril.com.br/carreira/oportunidades-abertas-aos-45-anos/).

2 comentários em “Homens que fizeram sucesso após os 50! por Lilian

  1. Boa noite Lilian, Realmente é ótima e necessária matéria nesse momento e nesse País de tantos mitos e preconceitos.
    Obrigado por ser lembrado.

    1. Um prazer receber seu comentário, Josué! Principalmente saber que gostou da matéria! Infelizmente estamos vivendo um momento de confusão e desânimo, por isso a ideia foi animar os trabalhadores que já deram tanto pelo país e que talvez estejam desanimados com tudo que está acontecendo, além dos mitos e preconceitos que você comentou muito bem!
      Um grande e saudoso abraço. Por favor, volte quando puder, sugira e comente nossas matérias 😀😃🤗

Deixe um comentário

Preenchimento obrigatório *