thanksgivingacao de gracas gratidao gratos

Entendendo e curtindo o THANKSGIVING

thanksgiving acao de gracas gratos gratidao

O dia de Ação de Graças é celebrado na 4ª quinta-feira do mês de novembro. Creio que é o feriado mais celebrado nos Estados Unidos.

thanksgiving acao de gracas gratidao gratos

Foi celebrado pela primeira vez no outono de 1621, numa colônia chamada Plymouth Colony, na costa do estado de Massachusetts. Eles eram os sobreviventes do navio Mayflower que havia chegado à costa daquele estado com os Pilgrims (peregrinos).

pilgrims peregrinos thanksgiving feast acao de gracas

Pilgrims é o nome dado aos primeiros colonos ingleses que se estabeleceram na Nova Inglaterra, região que veio a ser o embrião dos EUA, em 1620.

pilgrims peregrinos thanksgiving acao de grcas confraternizacao feast

Este feriado teve seu início no nordeste dos Estados Unidos, onde os imigrantes ingleses e os indígenas celebravam a colheita, agradecendo a ajuda recebida durante o plantio. Muitos peregrinos estavam fugindo da perseguição religiosa na Inglaterra e vieram procurar novas terras para viver.

thanksgiving acao de gracas confraternizacao familia family

Quando os imigrantes ingleses chegaram ao Novo Mundo eles não sabiam qual era a época correta de plantar, e com a ajuda dos indígenas começaram a aprender sobre o solo, o clima, as épocas e técnicas de plantio, sobre a colheita e como sobreviver às doenças da Nova Terra.

Este é um feriado bem família, as pessoas viajam muitas horas para comemorar esse dia com sua família.

thanksgiving table acao de gracas mesa posta

Neste feriado uma das comidas mais preparadas é o peru, pois havia muitos perus selvagens na época. Também é muito comum assar pernil de porco, ou como falamos no Brasil: Tender.

thanksgiving peru table mesa acao de gracas

Com vagens, batata doce, cranberry sauce (molho de cranberry, ou oxicoco, como falamos em português), pumpkin pie (torta de abóbora), apple pie (torta de maçã).

EM COZINHA & CIA DAMOS AS RECEITAS DELICIOSAS DA VILMA!

Para o Cramberry Sauce: http://indoemfrente.com/receita-do-cranberry-sauce-calda-de-oxicoco-por-vilma/

cranberry oxicoco sauce molho fruta
A fruta de oxicoco!
O molho (sauce) pronto!

Para a Torta de Abóbora: http://indoemfrente.com/pumpkin-pie-torta-de-abobora-por-vilma/

torta abobora pumkin pie

 

Para a Torta de Maçã: http://indoemfrente.com/apple-pie-torta-de-maca-por-vilma/

torta de maca apple pie

Estes eram produtos encontrados facilmente na época e o são até hoje, porque fazem parte da cultura gastronômica deles, como nosso querido arroz com feijão e outras delícias brasileiras!

thanksgiving tablescape acao de gracas mesa posta

No dia de Thanksgiving as famílias passam juntas cozinhando, comemorando e assistindo jogo de futebol americano. Essas famílias não medem esforços para se encontrar, viajam horas de carro ou de avião para poderem estar reunidas.

Nas semanas que antecedem o feriado é um frenzy (frenesi/furor) nos supermercados. Já nas escolas de pré a 4º ano as crianças tem aulas sobre toda a história do feriado, muitas vezes vão à escola vestidas a caráter para encenar essa história.

thankful gratos gratidao

Neste momento festivo há outra tradição muito importante para as crianças e adultos: pensar neste ano que passou e escrever sobre o que são gratos. What I am thankful for!, como se diz em inglês.

O Dia de Ação de Graças é um feriado de significado muito profundo para a cultura americana. Se algum dia você for convidado por uma família americana para passar o feriado com eles, sinta-se muito honrado, porque não é comum eles convidarem pessoas que não são da família para celebrar esta data!

thanksgiving acao de gracas mesa table

E nós brasileiros que vivemos nos Estados Unidos nos reunimos para celebrar as nossas conquistas, porque nós nos consideramos uma família: The expats (os expatriados) do Brasil!

Este é um feriado que é muito fácil para os brasileiros se aculturarem, pois tem um significado muito parecido com as festas de final de ano, já que normalmente passamos o Natal em família e na virada de ano agradecemos o que recebemos naquele ano e escrevemos novos propósitos para o Novo Ano!

thanksgiving acao de gracas mesa
Esta sugestão para uma versão primaveril para ser usada no Brasil!

E, como diz a querida filha de uma amiga, Rafaela: “– Que não nos falte o supérfluo!”. Esse com certeza é um bom brinde, porque significa que o básico e necessário já está providenciado, não é?

Um VIVA às comemorações! Que possamos continuar nos reunindo!!!

Deixe um comentário

Preenchimento obrigatório *