limpeza

CULTURA DA LIMPEZA DE FINAL DE ANO por Lilian

cultura limpeza final do ano

Aqui no Brasil temos o hábito de limpar e organizar coisas tanto pessoais como em nossas casas no final de ano – algumas organizações também tem esse costume, como prenúncio de um novo ano próspero!

Além de nós, outros países compartilham esse hábito!

A Nova Zelândia, país também quente, tem uma rotina semelhante. Em outros países, mesmo com frio nesta época, essa prática de limpeza no final de ano é muito comum, como no Japão, na Escócia, na Irlanda e no Irã.

cultura limpeza final de ano

Este é um antigo hábito, que tem suas origens na relação trabalho-recompensa, onde primeiro temos que fazer o que se deve e depois aproveitar o tempo com lazer e confraternizações, presente em várias culturas.

No Japão, há rituais diferentes em cada ambiente e data, como explica o site Japão em Foco:

cultura limpeza Japão

osōji e/ou Susuharai, a “grande limpeza do final do ano”. Assim como no Brasil e outros países, onde as pessoas costumam fazer uma boa faxina na casa, deixando-a nos trinques para o Ano Novo. No Japão esse hábito é visto como uma tradição milenar, que tem como objetivo não só a questão da higiene em si, mas também como algo “purificador”, pelo ponto de vista religioso e espiritual.

É o ritual do O-osouji / Osōji (おおそうじ / 掃除), realizado no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo (Omisoka), no qual todos os japoneses no geral promovem uma grande limpeza, não só em suas casas, mas nas ruas, nos bairros, no ambiente de trabalho, escolas, praças, jardins… Nos centros comunitários, o Oosouji é realizado em forma de mutirão e envolve pessoas de todas as idades, de crianças a idosos.

cultura limpeza Japão final de ano

Nos locais de trabalho, é comum o Osouji acontecer antes da véspera de Ano Novo, pois muitas fábricas, empresas ou escritórios, entram em recesso 2 a 3 dias antes do Ano Novo Nas fábricas, o Osouji pode começar durante a segunda quinzena de dezembro, pois como são geralmente galpões grandes, a limpeza é mais trabalhosa.

limpeza final de ano cultura

 

Já nas residências, o Oosouji do fim de ano implica em tirar toda a sujeira dos cômodos e nenhum cantinho da residência deve ser esquecido. As famílias japonesas aproveitam para jogar fora tudo que for inútil e que esteja apenas fazendo volume. Muitos ainda, durante essa época do ano, resolvem trocar o tatame, papel de parede ou Shouji (porta de correr) que esteja velhos e surrados por um novinho em folha.

cultura limpeza final do ano Japão

Susuharai ( すすはらい ou 煤払い) se trata de um ritual tradicional para remover a fuligem e poeira dos santuários e templos. É visto como uma obrigação e tem caráter também religioso e espiritual. Acredita-se que o Susuharai serve para jogar fora toda a sujeira física acumulada durante o ano e junto com ela, mandar embora também a “sujeira espiritual”,ou seja, livrar-se das energias ruins e deixar o ambiente purificado para trazer boas energias ao ambiente e às pessoas que ali frequentam.

Os japoneses acreditam que esse costume ajuda a terminar o ano bem, deixando tudo limpo e organizado para o ano que está para chegar. Com isso, o ano fluirá melhor e boas coisas acontecerão. Nos tempos antigos e até nos dias de hoje, o Susuharai também era uma forma de mostrar gratidão pelas boas safras do ano.

Geralmente, o Susuharai se inicia no dia 13 de dezembro, uma data chamada de Oshougatsu Kotohajime (おしょうがつ ごと はじめ / 正月 事始め). Essa data significa literalmente “Começando o Ano Novo” e seria uma fase de transição entre o Ano Velho e Ano Novo. O Susuharai, se trata de uma limpeza pesada e como no Japão é muito frio nessa época do ano, o trabalho se torna ainda mais penoso.

Mas a recompensa de deixar tudo limpinho não tem preço. É quase como lavar a alma do ambiente, renovando as energias acumuladas no decorrer do ano… Eliminar a poeira e a fuligem dos telhados. Seria também com a intenção de mandar pra fora os maus espíritos que eventualmente podem estar morando na casa. Época de renovação… de bons fluidos… de se reenergizar espiritualmente.

O site Personare explica sobre esse hábito cultural nestes países, de forma resumida:

cultuta limpeza final de ano

 

A faxina anual já é uma tradição mundial. Os iranianos praticam o tekouni khooneh, que significa literalmente “sacudir a casa” antes do ano novo. Tudo é cuidadosamente limpo, cortinas ao mobiliário. Uma tradição similar é a escocesa “limpeza de ano novo” na Hogmanay, dia 31 de dezembro, uma prática difundida agora também na Irlanda, Nova Zelândia e, em certa medida, na América do Norte. Há também a antiga prática judaica de higienizar o lar, em antecipação do feriado de primavera da Páscoa (do hebraico Pessach).

cultura limpeza final do ano

Outra questão interessante é abordada pela Chata de Galocha (chatadegalocha.com), quando comenta:

Acho normal irmos acumulando coisas ao longo do tempo. Falar que ninguém precisa de tanta coisa é batido, mas mais do que isso, quando a gente tem tanta coisa assim, tudo deixa de ser especial, né(…)
Final de ano é uma época ótima para fazer uma limpeza, desapegar de tudo que não usamos e tá ocupando espaço de coisas realmente legais.

A limpeza de final de ano em nosso país é tão comum que alguns sites e blogs têm até listas e sugestões para sua prática. Um exemplo que nos surpreendeu foi o do site do OMO. Sim, aquele sabão em pó conhecido por todos:

cultura limpeza final do ano

Como fazer faxina de fim de ano na casa

Aproveite a faxina de final de ano para dar atenção àqueles cantinhos e áreas que não limpamos com regularidade. Por exemplo, atrás da geladeira e do guarda-roupa. Use a ocasião também para trocar o forro dos armários e gavetas, lavar a capa das almofadas, o tapete, etc. Para ajudar a dar uma mãozinha, confira estas dicas de OMO de como organizar uma faxina em cada cômodo da casa:

– Cozinha

cultura limpeza final do ano

Comece a limpeza de fim de ano pelas superfícies e depois passe aos armários. Retire tudo o que estiver nas prateleiras e gavetas. Aproveite para se desfazer do que não tem mais utilidade e dos produtos vencidos. Limpe estas áreas com um desinfetante e troque o forro das gavetas, se necessário.

Passe um limpador de superfícies nos azulejos da cozinha. Use água sanitária na limpeza da pia para exterminar germes e bactérias.

Para o piso, retire o grosso da sujeira com uma vassoura ou aspirador. Depois passe um pano úmido com um bom limpador de chão. E claro, não deixe de incluir em sua faxina de fim de ano uma limpeza profunda na geladeira e no fogão.

– Banheiro

cultura limpeza final do ano

Se você está se perguntando como organizar uma faxina no banheiro, aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  • Prefira usar água sanitária à base de cloro ou desinfetantes que tenham alvejantes para fazer uma limpeza profunda no vaso. Estes produtos também auxiliam na remoção de manchas e ajudam a dar bom cheiro.
  • Use água sanitária à base de cloro para remover o limo do box e dos azulejos. Se o box for de vidro, finalize a limpeza com um limpa-vidros para remover as manchas de sabonete e resíduos de sais e calcário.
  • Aproveite a faxina de fim de ano para limpar os armários e todos os acessórios de banheiro. Para deixar o ambiente organizado, lembre-se de jogar fora cosméticos e outros produto de higiene que tenham vencido.

– Sala

cultura limpeza final de ano

Comece retirando o pó das superfícies e das estantes mais altas. Limpe os armários por dentro e por fora. Retire tudo o que tem dentro e aproveite para limpar atrás do móvel. Reorganize o armário e se desfaça da papelada que não tem uso.

Como o objetivo da faxina de final de ano é deixar a casa impecável, passe um bom aspirador de pó no sofá, nas almofadas e na cortina.

– Quartos

cultura limpeza final de ano

Limpes os armários, estantes e gavetas. Separe roupas, brinquedos e objetos sem uso para a doação. Aproveite a ocasião para organizar o guarda-roupa e as gavetas.

A faxina de fim de ano também é uma ótima ocasião para lavar colchas e travesseiros. Encontre mais dicas de como lavar roupa de cama em nosso site. E claro, não deixe de fazer uma boa limpeza nas cortinas para remover a poeira e os germes.

– Áreas externas

cultura limpeza final do ano

Por que não incluir em sua limpeza de fim de ano uma boa geral no jardim? Verifique a situação das suas plantinhas. Aproveite para renovar os vasos e as flores. Se mora em apartamento, faça uma arrumação no hall de entrada. Limpe bem a porta e o tapete de entrada.

Com estas dicas de como organizar uma faxina a sua casa vai ficar linda e organizada para a chegada das festas de fim de ano!

cultura limpeza final de ano

Mas também tem blogs que se dedicam bastante, nos trazendo várias informações, como por exemplo o Bemol, que trás outras dicas que não foram comentadas ainda:

O final do ano está chegando e com ela vem a tradicional limpeza geral da casa para se colocar os artigos natalinos. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como realizar uma limpeza completa:

cultura limpeza final de ano

  • Comece a faxina fazendo um planejamento da limpeza. Organize em uma planilha quais os cômodos irá arrumar em cada dia e qual vai lhe exigir mais tempo. Dessa forma você terá um checklist da limpeza que irá realizar e saberá quais os produtos que serão necessários.
  • Antes de iniciar a limpeza de qualquer cômodo, livre-se de todo o lixo que esteja espalhado pelo local. Interromper constantemente a limpeza para apanhar algum objeto que esteja deslocado do seu lugar lhe tomará mais tempo.cultura limpeza final de ano
  • Comece pelos cômodos mais difíceis. Ao invés de deixar por último todas aquelas áreas que darão mais trabalho, ou que menos goste de limpar, tente completar o trabalho desagradável o mais rápido. Dessa forma sentirá uma maior disposição para aplicar a limpeza das restantes áreas da casa.
  • Procure utilizar apenas a quantidade necessária do produto de limpeza. Em vez de exagerar no uso de um ou outro produto, tente usar o produto certo para cada tipo de sujeira e superfície, diminuindo o risco de estragar o objeto.
  • Sempre use panos e utensílios diferentes para cada parte da casa. Por exemplo, jamais use os panos de limpar banheiro para limpar a cozinha e vice-versa. Assim, você evita contaminação.

E a Personare nos lembra de outra tradição conhecida e praticada em algumas regiões do nosso país. Como a ideia é fazer uma “limpeza geral” para o próximo ano, vale comentar, pois, como diz o ditado: “Se bem não fizer, mal também não faz”!

cultura limpeza final do ano

A proximidade do novo ano traz consigo a necessidade de preparar a casa para o novo ciclo que irá iniciar (…). No Brasil temos a prática de limpeza com o sal grosso, que nada mais é do que cristais de sal. O sal grosso tem a propriedade de absorver toda e qualquer energia negativa acumulada. É bem fácil: coloque um punhado bem generoso de cristais de sal no balde com água e passe por toda a casa. Lembre-se de ter especial atenção nos cantos e teto, e comece de dentro para fora da casa.

cultura limpeza final do ano

Então, porque não, né? No mínimo estaremos com a casa bem higienizada, pois o sal é um excelente agente de limpeza, tanto para limpeza de metais, como de panelas e utensílios de ferro, panelas e peças esmaltadas, inclusive panelas muito gordurosas! Mas tem mais utilidades na limpeza: eliminar cheiro de comida do forno, remover líquidos recém-derramados no tapete, remover manchas antigas, manchas de mofo em tecidos, desencardir lençóis amarelados, tirar restos de comida queimada das panelas, tirar mau cheiro dos calçados, tirar mancha de graxa dos tapetes e carpetes, remover manchas em xícaras e talheres de prata, dar brilho em torneiras cromadas e inclusive limpar manchas de anel de bebida nos móveis, além de muito mais! Se quiser mais informações sobre outros usos do sal grosso e como usá-lo vá ao site eCycle, além de outras dicas incríveis do universo mais saudável e ecologicamente correto.

cultura limpeza final do ano

…E VIVA O ANO NOVO COM TODAS AS AVENTURAS QUE NOS ESPERAM!!!

Deixe um comentário

Preenchimento obrigatório *